O planejamento é considerada a etapa mais importante dentro do projeto pedagógico, sendo dificil assim imaginar um professor que entre em uma sala para dar aula sem planejar conteúdos, objetivos, metodologia, e avaliação.
Para planejar é necessário que o educador:
- pesquise sempre
- seja criativo na elaboração da aula
- estabeleça prioridades e limites
- esteja aberto para acolher o aluno e sua realidade
- seja flexível para replanejar
Levando em conta:
- as caracteristicas e necessidades de aprendizagem dos alunos
- os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico
- os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino
Definindo assim:
- o que vai ensinar
- como vai ensinar
- quando vai ensinar
- o que, como e quando avaliar
Planejando Sempre (Paulo R. Padilha)
Versão da música: Tocando Em Frente (Almir Sater e Renato Teixeira)
Ando a planejar
Porque já errei a bessa
Busco mais juízo
Porque improvisei demais
Hoje me sinto com sorte
Aprendiz quem sabe
Só levo a certeza
De que eu pouco planejei
E eu já mudei.
Projetar os passos
O amanhã
Construir a escola
Que é cidadã
É preciso chão
Pra poder sonhar
É preciso mãos
Pra poder unir
É preciso luta
Pra conseguir.
Penso que mudar a escola
É semear sementes
Encontrar pessoas
Convivendo sempre
Como o mestre Paulo Freire
Educando a cidade
Eu vou com autonomia
E com liberdade eu vou
Cidade eu sou.
Projetar os passos
O amanhã
Construir a escola
Que é cidadã
É preciso chão
Pra poder sonhar
É preciso mãos
Pra poder unir
É preciso luta
Pra conseguir.
Sequência didática
Horta
Ano: Creche
Objetivos- criar uma horta e cuidar dela
- observar o desenvolvimento de um ser vivo
- valorizar o meio ambiente
Material: terra, casca de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico tranparente, fita adesiva e palito de churrasco.
Desenvolvimento: Antes de começar, verifique a melhor época para plantar as espécies escolhidas. Além das verduras, raízes como cenoura despertam curiosidade dos pequenos; eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.
- Pergunte quem conhece uma horta. para que serve? Conte que os vegetais são seres vivos, por isso precisam de cuidados, como sol e água.
- Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas. Leve as crianças para o refeitório e mostre alguns vegetais. Alerte para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.
- Aqui a horta começa realmente. Faça uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta que ela vai cuidar. Proteja o papel com um plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma. Num canto ensolarado proponha as crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou sementes, aperte a terra em volta e molhá-la. Fotografe essa etapa.
- A horta precisa de cuidados diários: água fora do horário de sol a pino e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada e outra coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar.
- Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.
- Hora da colheita. Na cozinha as criançaspodem lavar as plantas.
Produto Final: Horta
Avaliação: Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta.
Fontes pesquisadas: Revista Nova Escola/maio 08/dez 03
Nenhum comentário:
Postar um comentário