OBJETIVOS:
- Identificar vários tipos de alimentos
- Desenvolver o conceito de alimentação e saúde
- Desenvolver os conceitos de quantidades, cores e formas
- Estimular a criatividade e alimentação
- Desenvolver a psicomotrocidade e a socialização
- Estimular a linguagem oral
EU SOU FORTE (cantar com a música ciranda-cirandinha)
Eu sou forte,forte,forte
De marré, marré, marré
Como pão com manteiga
No lugar do picolé
Gosto muito de legumes
De marré, marré,marré
Como ovo amarelinho
Que gostoso que ele é
Eu sou forte,forte,forte
De marré,marré,marré
Como verduras e frutas
Tomo leite com café
Eu sou como o coelhinho
Lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá
Gosto de cenouras cruas
Que têm vitaminas A
Acabou-se a cantoria
De marré,marré,marré
Quem quiser que conte outra
Que nós vamos dar no pé.
SUGESTÃO: Confeccionar máscaras ou fantoches dos alimentos que aparecem na música
SUGESTÃO: Cada criança mostrará o seu fantoche de fruta ou alimento e
dirá o nome, a cor, se é doce ou azeda etc.
BRINCANDO DE FEIRA
Feira livre
- Organizar 3 balcões na sala com as mesinhas
- Uma mesa só de frutas, a outra de legumes e a última de verduras
- Cada criança vai a feira comprar o que quiser
EXPERIMENTO 1
- Levar os alunos a experimentar o gosto dos alimentos
- A banana é doce?
- O limão é azedo?
- A pipoca é salgada?
EXPERIMENTO 2
Etapas do crescimento do feijão
- 1 potinho de yogurte vazio e limpo
- Um chumaço de algodão
- 3 grãos de feijão
- Um pouco de água
Como fazer:
- Colocar no fundo do potinho de yogurte o algodão com os grãos de feijão. Colocar um pouco de água para umedecer os feijões
- Todos os dias umedecer os feijões, relatar todas as etapas do crescimento.
- O professor elabora um mural com todas as frases das crianças sobre a germinação do feijão e fotos da experiência.
QUAL É A FRUTA?
- Descobri qual é a fruta pelo cheiro ou tato
- Tapar os olhos da criança e pergunta que fruta está segurando
ATIVIDADES
Salada de Frutas
- Lave bem as frutas e descasque
- Depois as frutas devem ser picadas em pedaços bem pequenos
- Colocar suco de frutas
- Colocar açucar misturando bem.
Suco Natural
- Medir 1 copo de suco para cada medida de água filtrada, colocar açucar, mexer bem e tomar.
Vitamina de Banana
- Descascar as bananas e colocar no liquidificador
- Acrescentar 1 copo de leite para cada banana
- 1 colher de aveia
- Açucar a gosto
- Bater no liquidificador
sugestão: pedir que as mães enviem receitas com frutas
BRINCADEIRAS
A MORDIDA DA MAÇÃ
- O professor coloca para cada dupla um maçã pendurada com fio de naylon.
- O jogo consiste em duplas de alunos, com as mãos para trás tentando dar uma mordida na maçã
- Ganha a dupla que der a primeira mordida na maçã
DANÇA DA MAÇÃ
- O professor coloca algumas duplas no pátio com 1 maçã entre a testa de duas crianças
- As crianças colocam as mãos para trás, dançando de acordo com o ritmo da música
- Vence a dupla que ficar mais tempo sem deixar a maçã cair
fonte: O Dia-a-Dia do Professor vol 1 e 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário