PÁSCOA
OBJETIVOS:
Valorizar e reconhecer o animal em questão
Estimular o conhecimento sobre a comemoração da páscoa
Respeitar a diversidade religiosa e espiritual de cada familia
Conhecer os símbolos da páscoa
Estimular a atenção, o raiocínio e a criatividade
SUGESTÃO: Trabalhar com a música possibilitando o desenvolvimento da expressão corporal, estimulando a criança a descobrir o próprio corpo.
DE OLHOS VERMELHOS
ORELHAS COMPRIDAS
DE PÊLO BRANQUINHO
EU SOU O COELHINHO
SOU MUITO ASSUSTADO
PORÉM SOU GULOSO
POR UMA CENOURA
EU FICO DENGOSO
EU PULO PRA FRENTE
EU SALTO PRA TRÁS
DOU MIL CAMBALHOTAS
SOU FORTE DEMAIS
COMI UMA CENOURA
COM CASCA E TUDO
TÃO GRANDE ELA ERA
FIQUEI BARRIGUDO.
ATIVIDADES
A PÁSCOA E O COELHO
O ovo é simbolo da vida. Alguns povos egípcios e os romanos, acreditavam que ele representava a forma do universo.
Ele era pintado e, assim, reverenciado em festas.
O ovo virou simbolo da Páscoa a partir do século 12.
No Egito Antigo. o coelho era símbolo da fertilidade, devido a sua capacidade de se reproduzir rapidamente e gerar muitos filhotes.
No Brasil , a simbologia do coelho foi inserida na Páscoa pelos imigrantes alemães.
FAMÍLIA COELHO
- Confeccione a dobradura da família coelho, com encaixe para os ovinhos
- Entregue três coelhos para cada aluno e permita que eles promovam seus diálogos, criando historinhas para a família.
- Desenhe alguns ovinhos de Páscoa em papel sulfite e oriente as crianças a decorá-los.Recorte-os e distribua-os igualmente entre os alunos.
- Explore a canção "Coelhinho da Páscoa"
- Oriente os alunos a pintarem os coelhinhos conforme as cores citadas na canção
- Organize duplas de alunos, onde um de cada vez deverá escolher um coelhinho e alguns ovinhos, sem que o outro veja, e escondê-los para que o colega advinhe a cor do coelhinho e quantos ovinhos há em seus bolsinhos.
COELHO (dobradura)
Corte um quadrado de papel com 21 cm de lado, e dobre-o ao meio na diagonal
Abra-o e leve as pontas laterais até a marcação feita
Dobre a ponta inferior para cima e, em seguida, dobre-a para baixo, deixando um espaço de cerca de 3 cm
Dobre a peça na lateral novamente
Abre e vire a peça. Dobre a ponta superior para a lateral, repita o procedimento para o outro lado e faça um corte na marcação central
Abra e vire a ponta maior da peça para o lado direito. Então uma as duas pontas antagônicas, dobrando-as para trás, enquanto a ponta mais fina, que estará cortada ao meio, deve ser puxada para frente, formando as orelhas do coelho
Peça que os alunos façam os detalhes do focinho e olhos com canetinhas e abra-o um pouco, assim como a parte de baixo, para que o coelho possa ficar em pé
OVINHOS
FELIZ PÁSCOA 2010 !!!
fonte: Projetos Escolares Educação Infantil nº 59/ O Guia Para Educadores nº 1/ O Dia-a-Dia do Professor vol 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário