Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo;
se é triste ver meninos sem escola,
mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar,
com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem. "
( Carlos Drummond de Andrade)
PROJETO: ARTE E CULTURA
3º BIMESTRE
TEMA: AS CORES DO MUNDO INFANTIL
PERÍODO: 06 DE JULHO A 23 DE SETEMBRO
JUSTIFICATIVA:
Através das atividades lúdicas a criança experimenta sensações,
aguça os sentidos visuais, a sensibilidade e a criatividade.
As atividades artísticas na Educação Infantil
contribuem no desenvolvimento da criança,
estimulando suas habilidades, oportunizando o aluno
a conhecer a diversidade cultural,
favorecendo assim no processo de aprendizagem e
estabelecendo comparações para a ampliação dos seus conhecimentos.
OBJETIVO GERAL:
Utilizar as diferentes linguagens corporal/musical/plástica/oral
e escrita para que as crianças expressem suas idéias e seus sentimentos,
contribuindo assim no processo de uma aprendizagem significativa
que enriqueça sua capacidade expressiva.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
• Desenvolver a atenção, concentração e outras habilidades
importantes para a aprendizagem da criança.
• Oportunizar o conhecimento do próprio corpo experimentando:
força, flexibilidade, equilíbrio etc.
• Exercitar as habilidades motoras
• Oportunizar a criança a conhecer as diferentes linguagens de artes plásticas
• Explorar o espaço físico através de brincadeiras
• Trabalhar a diversidade sonora e cultural
METODOLOGIA:
• Rodas de conversa
• Explorar as datas comemorativas: dia dos pais, dia do folclore, dia da árvore...
• Oficinas de pintura, desenho, brinquedos populares
• Hora do conto, das artes, baú de dramatização
• Jogos e brincadeiras temáticas
• Passeio pedagógico
• Teatro de fantoches
RECURSOS:
• Livros infantis:
• DVD/cd
• Sucatas
• Revistas/jornais
• Fantoches
AVALIAÇÃO:
Contínua através da observação na participação,
interesse e desenvolvimento de cada aluno,
individual e coletivamente nas atividades propostas.
CULMINÂNCIA:
Apresentação de mini-projetos para os demais alunos,
sem a participação dos pais, como forma de interação entre as turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário