Eu acrescentaria que na educação como um todo, não existe receita pronta, mas existem sugestões que deram certo. Assim disponibilizo algumas abaixo.
Atividade raciocínio lógico-matemático
Jogo da Adição
Objetivo: relacionar quantidade de objetos concretos aos numerais
Materiais: prancha de papelão; tesoura;plástico; adesivo transparente; plástico adesivo colorido, fita adesiva colorida; fichas com números; cola de silicone; garrafa pet e tampinhas; velcro.
Como fazer: forrar a prancha de papelão; colar os fundos de garrafa pet; fixar os pedaços de velcro onde serão fixados os números móveis; os números são feitos de cartolina e coberto com papel contact e velcro.
Como aplicar: a professora deve dividir a turma em grupos. Cada grupo deverá receber uma prancha ( como os números são móveis pode ser explorado diversas operações). Em seguida, a professora lançará o desafio matemático e cada grupo deverá achar a solução utilizando o material concreto (tampinhas de garrafa).
Atividade de Linguagem
Seu Lobato Tinha Um Sítio
Objetivo: Linguagem oral e ritmo
Materiais: papel colorido; tesoura
Como fazer: montar dobraduras dos animais que aparecem na música
Como aplicar: A professora deverá apresentar a música a turma, explorando os animais que nela aparece. Depois de conhecê-los, cada aluno ficará responsável por um animal, sendo necessário fazer a construção de sua dobradura. após confeccionados, em roda, a professora inicia a música e cada aluno deverá levantar a sua dobradura, quando for a vez de citar o seu animal, e nesse momento apenas ele cantará.
Atividade de Alfabetização
Prancha das Frutas
Objetivo: trabalhar leitura e escrita, relacionando-os sempre às imagens, contribuindo para uma melhor compreensão das palavras
Materiais: papelão; papel ofício; imagens e o nome das imagens cortadas em retângulos no papel; imã e fita adesiva colorida.
Como fazer: forrar o papelão com papel contact. dividir em 4 colunas por 5 linhas com fita adesiva colorida.
Como aplicar: A professora pode diversificar tanto as imagens como as escritas, a partir de temas trabalhados e do contexto do aluno. As imagens ficam afixadas na prancha, o aluno deverá identificar entre as fichas das escritas o nome que corresponde ao da imagem e colocar no lugar correto.
Atividade Temática
Mural de Direitos e Deveres
Objetivo: Que os alunos tenham conhecimento dos seus direitos e deveres
Materiais: Papel metro; imagens impressas e coloridas, cola; hidrocor; lápis de cor; tesoura e folhas de ofício
Como fazer: O papel metro deve ser colocado em uma parede e cada aluno se dirige até o mural e cola sua ficha
Como aplicar: A partir dos conhecimentos previamente trabalhados em sala, a professora e os alunos irão listar os direitos e deveres de uma criança, escrevendo em um mural, separando uma coluna para os direitos e uma para os deveres. Após o levantamento, serão disponibilizadas fichas que ilustram os direitos e deveres. Cada aluno deverá escolher um e colar no mural no lugar correto. Depois da aplicação no mural, que deverá ser exposto na sala de aula, a criança deverá ilustrar o desenho em folha de ofício.
Jogos
Cata Bolas
Objetivo: trabalhar a socialização e coordenação motora
Materiais: embalagem plástica de amaciante; tesoura; jornal; papel contact; fita crepe;
Como fazer: recortar a parte de cima da embalagem e forrar com papel contact, fazer bolas de jornal amassado e reforçado com fita crepe
Como aplicar: essa atividade dese ser conduzida em um ambiente aberto e espaçoso. A professora deverá dividir a turma em duplas, um será o arremessador, que vai lançar a bola de jornal, e o outro vai tentar pegar as bolas com a embalagem. Em caso de cadeirante, a embalagem de pegar as bolas pode ser encaixada na cadeira de rodas ou entre as pernas, sendo necessário ajuda de um colega, para conduzir a cadeira de rodas até a bola.
Brincadeira com Sílabas
Objetivos: Montar as palavras de acordo com as figuras
geométricas.
Desenvolvimento: Montar palavras e nomes de acordo com a
forma geométrica proposta pelo professor
Possibilidade de exploração: Coordenação motora; ampliação
de vocabulário; reconhecimento de sílabas e cores; sequência e criatividade
Sugestões de palavras: Boneca, dado, macaco, fogo, salada, jacaré, sapo, mapa, tomate...
Modelos de figuras: 8 círculos, 8 quadrados e 8 triângulos
Coordenação Motora
Barquinho Letrado
Material: barquinho confeccionado pelo aluno com ajuda do
professor de papel
Desenvolvimento: Todos os alunos em círculo. Um aluno com o
barquinho confeccionado inicia a brincadeira dizendo: Lá vai o barquinho com a
letra B. A criança que recebe o barquinho fala uma palavra que inicia com a
letra B. Os alunos não podem repetir palavras faladas. Todos devem participar
da brincadeira.
Proposta de atividade: Pode-se utilizar jornal, papel
dobradura, papelão...
Após a brincadeira, pode-se sugerir que os alunos escrevam
as palavras. O aluno com dificuldade motora pode levar as letras ou sílabas
móveis já impressas, para que outro aluno com necessidades educativas especiais
possa “escrevê-las” montando.
Possibilidades de exploração: Atenção auditiva, aumento no
vocabulário, noção de tempo e de espaço, coordenação motora, criatividade e socialização
Atividade de Alfabetização
Os Três Porquinhos
Objetivo: Estimular o desenvolvimento do processo de leitura
e escrita
Sugestão de uso: Usar o material de forma coletiva ou
replicar e distribuir individualmente aos alunos
Como aplicar: Inicia-se a atividade com a contação de
história, de forma lúdica( através de fantoches ou livro ampliado). Ao
finalizar a história, explorar com os alunos o vocabulário, personagem,
ambiente, ideia central e aplicar a atividade
fonte pesquisada: Revista Mundo da Inclusão Nº 1, 2, 30
www.ediminuano.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário