Pages

Subscribe:

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto Os Cinco Sentidos



CINCO FORMAS DE CONHECER O MUNDO

OBJETIVO: Trabalhar as percepções e as sensações; permitir que as crianças conheçam seus corpos e seus sentidos

DESENVOLVIMENTO: Promova uma roda de conversa e explique para as crianças que podemos sentir e perceber as coisas ao nosso redor utilizando a visão, o tato, a audição, o paladar e o olfato. Depois de abordar o tema com os alunos, promova algumas atividades para trabalhar de maneira lúdica a aprendizagem sobre os órgãos dos sentidos e suas sensações.

OLFATO
Reúna as crianças sentadas em rodas e peça-lhes que observem e descrevam os cheiros que sentem dentro da sala, tanto os agradáveis quanto os desagradáveis. Promova essa dinâmica também ao redor da escola e próximo a cozinha. Depois vende os olhos dos alunos e solicite que eles identifiquem e digam os aromas que reconhecem.

PALADAR
Disponha separadamente alimentos em pratos plásticos. Vende os olhos das crianças explicando que vai começar a brincadeira e deixe-os experimentarem os diferentes tipos de alimentos, identificando os sabores de cada: doce, salgado, azedo e amargo. Coloque uma folha de cartolina com quatro colunas de tamanhos iguais com os nomes dos sabores, depois solicite que as crianças procurem em revistas figuras de alimentos que tenham essas características, colando-as em seguida nos locais correspondentes. Outra opção é trabalhar com rótulos.

VISÃO
Oriente as crianças a ficar em silêncio por alguns instantes e diga-lhes para observar os objetos que estão presentes na sala de aula. Após esse momento vende os olhos dos alunos e peça que eles descrevam em voz alta o que lembrarem. Em roda de conversa explique que devemos cuidar dos olhos.

AUDIÇÃO
Reúna as crianças em roda sentadas, e oriente a fechar os olhos, ficando em silêncio por alguns instantes para que observem os vários sons dos ambientes interno e externo. Após escolha uma música conhecida das crianças e deixe tocar, em momentos alternados, abaixe e aumente o volume, estimulando-os a perceberem os sons agudos e graves. Você também pode gravar cada criança falando e deixar que ouçam suas vozes. Trabalhe ainda os batimentos rítmicos corporais, como palmas, a batida dos pés e o estalar dos dedos e da boca.

Tato












fonte pesquisada: Revista Projetos Pedagógicos Educação Infantil

Nenhum comentário:

OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE...DESIGN DO BLOG:Leonardo Araújo Guedes-Dom de Educar