Atividades para o ano todo
Estruturação espaço-temporal
- Monte circuitos para trabalhar posições espaciais (em cima, embaixo, dentro, fora,etc).
- Proponha atividades que trabalhem as noções temporais(antes, depois etc).
- Realize atividades mais rápidas e mais demoradas. Por exemplo, uma que dure 30 segundos e outra que dure dois minutos.
- Brinque com o tamanho dos passos das crianças, distâncias percorridas etc.
Esquema e imagem corporal
- As crianças localizam em bonecos articulados as partes do corpo, fazendo movimentos pedidos pela professora.
- Monte uma trilha com desenhos de posições corporais. A criança observa a figura e imita até chegar ao próximo quadrado.
- Deite as crianças em um papel kraft e contorne seu corpo. Depóis cada criança irá desenhar sua roupa, seu cabelo, seu rosto etc.
- Entregue aos alunos um boneco de pano grande e peça que o vistam.
Tonicidade
- Pinte as mãos e os pés dos alunos e carimbe-os em um papel. Monte um jogo.
- Realize atividades com massinhas, argila, prendedores etc, exercitando a força muscular e a preensão manual.
- Peça para as crianças recortarem tiras de papéis e formarem desenhos.Nessa atividade, inicialmemnte, papéis moles e, depois mais duros.
- Trabalhe com músicas e brincadeiras, nas quais as crianças tenham que correr e parar rapidamente, como alerta, estátua, duro ou mole etc.
Campo das percepções auditiva, visual , tátil e gustativa
- Trabalhe com músicas de vários tipos.
- Realize uma aula de culinária com alimentos e sucos variados. As crianças devem identificar os alimentos pelo gosto.
- Monte um quebra-cabeças e uma atividade com desenho de figura a fundo.
- Coloque objetos de texturas diferentes dentro de uma caixa. Sem olhar, as crianças devem identificá-los.
fonte pesquisada: Guia Prático Para Professoras Educação Infantil,dez/07
Nenhum comentário:
Postar um comentário