Pages

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Folclore; Ônibus, Boi-Bumbá,Vitória-Régia,Mula sem cabeça, Lobisomem...

ÔNIBUS DO FOLCLORE




1. Coloque a caixa de sapatos sobre a mesa com a abertura virada pra cima. A partir das laterais de um dos lados maiores, meça 6,5 e faça um risco vertical de 8 cm. Depois dê um espaço de 4 cm e faça outro traço vertical, de mesmo comprimento. A partir dessa marcação, deixe um espaço de 3 cm e faça outro risco, para marcar o entremeio entre janelas.Repita o mesmo procedimento, desenhando mais 2 janelas. Com a tesoura, recorte as marcações das três janelas. Então faça o mesmo procedimento do outro lado da caixa.

2. Com tinta guache ou plástica azul, pinte a caixa e a tampa.

3. Pra fazer o pára-choque, corte 2 retângulos de 15 x 25 cm cada no papel dupla-face verde e arredonde as 4 pontas com o auxílio da tesoura. Para as rodas do ônibus, corte 4 círculos de 7 cm de diâmetro cada no papel preto. Corte mais 4 circunferências, com 3 cm de diâmetro cada, no papel dupla-face amarelo, para formar as calotas. Cole cada circunferência menor nos centros dos círculos maiores.


4. Meça aproximadamente 5 cm a partir de cada uma das quinas das laterais maiores da caixa e cole, em cada marcação, uma roda. Fixe horizontalmente os pára0-choques na base das laterais menores.

5. Para o pára-brisa do ônibus, pinte, com tinta branca, um retângulo de 6 cm de altura em uma das laterais menores da caixa e avance mais 3,5 cm para cada uma das laterais maiores.

6. meça e corte 2 tiras de sulfite de 4,5 x 32 cm cada e cole somente aparte inferior delas dentro da caixa, uma em cada lateral maior inferior.

7. Recorte ilustrações ou desenhos feito pelas crianças e encaixe em cada janela do ônibus. Fixe os entremeios com cola branca. Por fim, tampe a caixa.


BOI-BUMBÁ




1. Corte uma das bases da caixa de leite de forma que ela fique com 8 cm de altura. Meça verticalmente, a partir da base de uma das laterais menores, 5,5 cm e corte os vincos até este ponto. Repita esse procedimento do outro lado. Dobre as abas que se formarem para dentro, vinque-as e abra novamente.

2. Refire a parte superior da outra caixa de leite. A partir dessa abertura meça verticalmente, em cada lateral menor 9,5 cm e corte até este ponto somente os vincos.

3. Marque o centro dessa mesma caixa. Então desenhe um trapézio com 2 cm de altura, 8 cm de largura na base maior e 6 cm na menor. Arredonde as laterais e corte-o.

4. Meça 1 cm acima e abaixo das bases, dessa figura e faça dois riscos.

5. Coloque a cx menor na horizontal. Encaixe pelas aberturas, a que está reservada na primeira, de forma que a sua base fique encostada na parte de cima (onde está o trapézio).

6. Pinte as caixas com tinta marrom. levante as linguetas da cx menor que será a cabeça do Boi-Bumbá, e pinte-as de branco, formando os chifres. Para os olhos recorte 2 círculos de 2,5 cm diâmetro cada na cartolina branca. Com canetinha azul faça uma meia-lua em cada uma das esferas e pinte-as. Para as narinas, recorte 2 círculos de 1,5 cm de diâmetro cada. Coloque a cx maior (focinho) apoiada sobre a mesa. Cole no meio do vinco frontal superior as narinas e,logo acima delas os olhos.

7. Para formar as orelhas, meça e corte na E.V.A marromo, um retângulo de 7 x 5 cm, deixando suas pontas inferiores arredondadas. Cole nas laterais da cx menor, abaixo dos chifres.

8. Meça e recorte um retângulo de TNT vermelho de 25 x 58 cm e outro, no TNT amarelo, de 20 x 30 cm. Enfeite com florezinhas nas laterais maiores com tinta metálica dourada.

9. Cole, com cola quente, na caixa que formou o corpo do Boi-Bumbá, os retalhos. O TNT amarelo deverá ficar na parte inferior e na frente e, o vermelho, na parte de trás, de forma que cubra ambas as laterais da caixa.




VITÓRIA-RÉGIA INDIAZINHA





1. Risque no papel Paraná, um retângulo de 16 x 45 cm. Em seguida, rente a uma das laterais menores dessa figura, faça uma circunferência de 15,5 cm de diâmetro. Meça, verticalmente, 8 cm da lateral oposta à circunferência e faça, a partir deste ponto, um risco horizontal de 25 cm em diração ao círculo. Risque e corte 2 retângulos de 23 x 2,5 cm cada para fazer os dois braços.
2. Recorte o retângulo com a circunferência e faça um corte na linha central feita anteriormente formando as pernas. Com canetinha desenhe os olhos, a boca e o nariz dentro da circunferência.
3. Faça um vinco horizontal, logo depois da abeetura das pernas. Marque o centro de cada perna e vinque-as formando os joelhos. Na parte inferior, marque verticalmente 2 cm a partir da base e vinque a área, dando origem aos pés.
4. Segure os retângulos referentes aos braços na horizontal. Vinque 2 cm da lateral esqueda de cada um deles. Na lateral direita, faça um outro vinco, na diagonal, cuja base meça 6 cm.
5. Para o cabelo, meça e corte um retângulo de papel crepom de 40 x 50 cm. Envolva-o na cabeça, deixando 4 cm de franja. O restante deve ser colado atrás da cabeça.
6. Em ambas as laterais do cabelo faça um corte vertical.
7. Para a saia, faça, com tinta vermelha, um risco horizontal a 8 cm de marcação das pernas. A partir dele desenhe várias linhas verticais com tiintas vermelhas, verdes e amarela.
8. Cole os bracinhos, deixando as marcações diagonais para trás. Nas pontas dobradas, faça um leve sombreado com o lápis marrom, para demarcar as mãos.
9. Para sustentar o corpo, recorte uma tira de 6 x 35 cm de papel Paraná e fixe uma de suas pontas verticalmente no centro das costas da indiazinha. Cole a personagem centralizada e sentada, dentro da tampa de pizza redonda.



FLOR DA VITÓRIA-RÉGIA




1. Com a tesoura faça vários picotes verticais e paralelos em uma das extremidades do rolinho de papel. repita o mesmo procedimento do lado oposto, com cuidado para as franjas não se encontrarem.
2. Meça e recorte uma tira de papel crepom rosa de 12 x 40 cm. Dobre-a três vezes ao meio e, com a tesoura, faça várias ondas em uma das suas laterais maiores. Depois desdobre o material.
3. Coloque uma das laterais picotadas do rolinho para dentro e, em seguida, cole a base reta do papel crepom em toda a sua volta, formando algumas pregas. Ajeite essas dpbras com as mãos.


MULA SEM CABEÇA

1. Encape a cx de fósforo com o papel-espelho preto
2. Cole um pedaço de papel-espelho preto na tampinha transparente
3. Recorte pedaços de EVA para fazer as patas da mula
4. Pinte os palitos de sorvete com guache laranja e cole o EVA recortado nas extremidades
5. Com cola quente, cole tampinha, deixando a abertura para cima, na caixa de fósforo encapada.
6. Fixe as patas ao corpo da mula.
7. Coloque o celofone na cabeça da mula para fazer o fogo. Cole um pedacinho de corda para fazer o rabo.





LOBISOMEM




1. Vire a meia ao avesso e coloque um pouco de enchimento para a cabeça.
2. Recorte o bico da garrafa pet e coloque-o dentro da meia para fazer o focinho do lobisomem. Feche a abertura da meia dando um forte nó com a linha de bordar.
3. Coloque mais enchimento na meia e encaixe um palito de churrasco para dar sustentação ao corpo.
4. Recorte as peças das mãos, pernas, olhos, orelhas, boca, nariz em feltro.
5. Com uma agulha, passe a linha de bordar preta próxima ao focinho do boneco para fazer os bigodes.
6. Com cola quente, cole as orelhinhas no topo da cabeça e as outras peças para compor o rosto. Cole também os bracinhos do Lobisomem.
7. Recortea roupa, em um retalho de tecido jeans e costure com alinhavos à mão. Cole os pés nas barras da calça e vista o personagem.
8. Costure as alças da roupinha e arremate botões coloridos.





fonte: Reciclagem Atividades Escolares especial / Projetos Escolares Educação Infantil n° 15 e n° 52




Um comentário:

Fênix Lingerie disse...

Adorei suas sugestões! Estava sem idéia para fazer algo diferente com a lenda da mula sem cabeça.
Valeu!
Abraços, Mariana

OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE...DESIGN DO BLOG:Leonardo Araújo Guedes-Dom de Educar