BANDINHA RÍTMICA
A Bandinha Rítmica enviada pelo MEC faz parte do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. É formada por 20 instrumentos confeccionados em
diversas cores, sendo: Agogô pequeno duplo infantil, Black Black, Campanela com
Guizos, Castanholas, Chocalho Pequeno infantil, Clave de rumba, Conguê de coco,
Flauta doce, Ganzé mirim simples, Ovinho, Dois pandeiros, Platinela, um par de
pratos, Reco-reco infantil, Sininho infantil, Surdo gigante infantil, Surdo mor
infantil, Triângulo infantil 15 e 20 cm.
INTRODUÇÃO
A música é naturalmente um elemento de encanto e motivação para as crianças e os instrumentos são ricos em fontes de criatividade e expressão. A
Bandinha formada pelo conjunto de percussão vem ampliar as possibilidades de
exploração musical desde os primeiros ritmos até pautas de outras áreas do
programa escolar da criança, como sugerem as atividades abaixo. Os instrumentos
deverão ser oferecidos às crianças e explorados livremente no inicio. Na
sequência o professor poderá introduzir regras e promover socialização e
disciplina com o uso criativo do material.
ATIVIDADES SUGERIDAS
1. EXPLORAÇÃO E RECONHECIMENTO
O professor oferece os instrumentos para o grupo e coordena a
distribuição dos mesmos de modo que todos explorem todos os materiais. Depois,
o professor indaga às crianças o nome dos instrumentos que elas conhecem,
apresentam aqueles que elas não conhecem e a melhor forma de manuseio de cada
um para obter um som harmonioso.
2. PERCEBENDO OS RITMOS
O professor escolhe um instrumento e demonstra para as crianças a
variedade de ritmos que podem ser tocados com o mesmo. O professor pode
utilizar músicas infantis conhecidas das crianças, classificando inicialmente a
velocidade (se é lenta ou rápida), se parece um samba ou uma valsa. Depois o
professor deve oferecer os instrumentos para que as crianças escolham uma
música e tentem acompanhar.
3. BRINCANDO DE SONOPLASTA
O professor conta uma história que possa ser representada com som,
de acordo com os acontecimentos, apontando qual criança deverá fazer o papel
sonoplasta. EX: Um menino vinha andando devagar (som de passos com o pandeiro),
de repente ouviu um cavalo se aproximando (batidas com tambor)
4. MAESTRO
As crianças se organizarão em fileiras, como uma pequena orquestra,
e uma delas ficará a frente como um maestro. A “orquestra” deverá tocar os
instrumentos de acordo com os movimentos que o maestro fizer, englobando
batidas rápidas, lentas, compassadas, fracas, fortes, pausas etc. Todas as
crianças deverão ter a oportunidade de brincar de maestro e tocar vários
instrumentos. O professor deverá orientar o grupo quanto à organização e
disciplina da orquestra.
5. RECONHECENDO O SOM DOS INSTRUMENTOS
O professor gravará o som dos instrumentos, com uma breve pausa
entre um som e outro. As crianças ouvirão o som e, utilizando o instrumento,
imitarão a gravação, reconhecendo qual o instrumento tocado. Poderão ainda
variar a atividade desenhando a sequência dos materiais apresentados.
6. OUVINDO A DIVISÃO SILÁBICA
As crianças sentadas em círculo, com os instrumentos no centro à sua
disposição. O professor prepara cartões com várias palavras e demonstra a
divisão silábica de uma palavra batendo ou tocando o número de sílabas com um
instrumento. Cada vez que o professor mostra um cartão com uma palavra, a
criança que souber poderá pegar um instrumento, tocar e falar a palavra,
simultaneamente, dividindo sílabas.
7. DESCOBRINDO A SÍLABA TÔNICA
Da mesma forma que a atividade anterior, mas dessa vez as crianças
deverão tocar forte quando a sílaba for tônica e tocar fraco quando não.
8. GINCANA DE ADIVINHAÇÃO E IMITAÇÃO
As crianças são divididas em dois grupos e cada grupo recebe metade
dos instrumentos da bandinha escondidos numa caixa. Escolhendo um instrumento
irão representar dois representantes do grupo, um deles será o tocador e o
outro o instrumento, simularão para o outro grupo tocar e o som que faz para
que o grupo descubra qual o instrumento. Depois as duas crianças apresentam o
instrumento real e comparam seu som. Marca ponto a equipe que acertar mais.
9. SOMA DE BATIDAS
O professor toca vários instrumentos numa sequência, com pausas, e
vai contando junto com as crianças. Depois as crianças contarão sozinhas,
anotando individualmente e somando as batidas de cada instrumento. EX: Quatro
vezes o pandeiro, três vezes o tambor, duas vezes o caxixi etc. A seguir as crianças
revelarão o resultado da soma e o professor repetirá a sequência.
10. BANDINHA COM PARTITURA COLORIDA
O professor determina uma cor diferente para cada instrumento e cola
um papel ou durex colorido sinalizando cada um. Organizando uma partitura de cores,
em que cada cor signifique uma batida, o professor apresentará às crianças que
estarão com os instrumentos. Cada linha deve estar bem separada da outra.
Quando dois ou mais instrumentos forem tocados juntos, as cores deverão estar
uma embaixo da outra. De inicio, as crianças deverão treinar com uma partitura
somente para apreciar a harmonia da sequência e depois o professor poderá,
utilizando as cores, transcrever uma música infantil curta que as crianças já
conheçam.
11. BATENDO AS HORAS
O professor escolhe uma música infantil que fale das horas e decide
a hora que o relógio vai bater. As crianças sentadas em círculo, tocam os
instrumentos cada vez que uma hora for completada. Quando chegar na hora que o
professor escolheu, a criança que estiver tocando aquela hora levanta e informa
que horas são. Com a troca das horas, os instrumentos poderão circular. Para
variar a brincadeira, o professor poderá distribuir instrumentos que
representam os minutos, que tocarão mais suavemente e na sequência de cada hora.
12. CONFECÇÃO DE UM LIVRO
O professor dará à criança a tarefa individual de confeccionar um
pequeno livro com partituras de cores, com a utilização de duas cores para dois
instrumentos. Após a colagem das cores e a confecção da capa do livro, contendo
autor e nome da música inventada pelas crianças, cada uma mostrará imitando
oralmente os sons que planejou na sua partitura. No decorrer das aulas, as
crianças poderão ensaiar e apresentar as músicas.
13. ORIGEM DO SOM E LATERALIDADE
O professor organiza as crianças sentadas, ou em uma de cada vez. O
professor fica atrás das crianças, toca um instrumento, e as crianças deverão
dizer a direção de onde o som está vindo. O professor poderá escolher uma
criança de cada vez, e depois o grupo todo junto. As crianças deverão
responder: esquerda, direita ou meio.
14. LOCALIZAÇÃO E CONCEITOS ESPACIAIS
Utilizando uma venda nos olhos das crianças, ou em uma de cada vez,
o professor se posicionará na frente da criança ou do grupo e tocará um
instrumento nas diversas posições: em cima, embaixo, perto, longe, atrás, na
frente, para que a criança localiza a origem do som. A intensidade deve ser
mantida nas diferentes posições.
15. FANFARRA
O professor organizará e treinará o grupo para uma apresentação na
escola com instrumentos da Bandinha Rítmica, seguindo a organização de uma
fanfarra. Poderão ser utilizadas as partituras das cores.
A Bandinha também pode ser confeccionada com sucata:http://aprendizagemcolorida.blogspot.com.br/2009/11/instrumentos-musicais-de-sucatas.html
Um comentário:
Parabéns pelo trabalho! O artigo é bastante esclarecedor. Sucesso para você!
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