Pages

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Folclore: Lendas,Mitos, Representações folclóricas, provérbios, superstições

Folclore
No dia 22 de agosto o Brasil comemora o dia do folclore, essa data foi criada em 1965, através de um Decreto Federal. O termo surgiu de dois vocábulos, "Folk" que em inglês significa Povo e, "Lore" que significa conhecimento. Assim Folk + Lore = Folklore que quer dizer conhecimento popular. No Brasil após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra tornou-se "Folclore". Nosso Folclore é considerado riquíssimo e nele as lendas, contos, histórias, provérbios, ditos populares, mitos, cantigas, superstições e danças são transmitidos oralmente de pais para filhos, perpetuando os costumes da nossa cultura.
MITOS E LENDAS
As LENDAS são histórias transmitidas oralmente através dos tempos, que misturam fatos reais com acontecimentos que são frutos da fantasia. Elas procuram dar explicações as ocorrências misteriosas ou sobrenaturais.
Já os MITOS são narrativas com um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam justificar os fenômenos da natureza com explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas. Eles também eram uma forma de transmitir conhecimentos e alertas as pessoas sobre os perigos ou os defeitos e as qualidades dos ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para esplicar a relação da vida com o mundo.
REPRESENTAÇÕES FOLCLÓRICAS
BOITATÁ: É uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se queeste mito seja de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Na região Nordeste é conhecido como "fogo que corre".
BOTO: Acredita-se que a lenda do Boto tenha surgido na região Amazônica. Ele é representado por um homem jovem e bonito que encanta as mulheres em baile e festas. Após a conquista, leva-as para margem de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em Boto.
CUCA: É certamente, o mais difundido mito do ciclo do medo infantil. Não tem características físicas definidas, mas sabe-se que leva as crianças insones ara um sítio distante, onde elas são devoradas ou fazem parte de algum ritual de magia.
IARA: Rainha das águas, ela é metade mulher, metade peixe. Se destaca por ser uma indía muito bonita, que enfeitiça os homens entoando canções mágicas e atraindo-os para a profundeza dos rios, dos lagos ou do mar, onde se afogam.
SACI-PERERÊ: É um negrinho que só tem uma perna. Ágil, astuto, atrevido e traquinha, gosta de fumar cachimbo, tem as mãos furadas e usa uma carapuça vermelha que tem poderes mágicos e que lhe cobre a carapinha. À noite, ele assobia e inquieta as pessoas, criando-lhes dificuldades, queimando os alimentos e assustando os viajantes.
VITÓRIA-RÉGIA: Há muito tempo, entre os habitantes de uma tribo indígena, contava-se que a lua era um Deus que namorava as mais belas jovens da aldeia. Uma jovem guerreira da tribo, a Naiá, vivia sonhando com um encontro com ele, memsmo sabendo que, depois as moças perdiam seu sangue e sua carne e viravam as estrelas do céu. Um dia tendo parado pra descansar à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem do Deus amado refletida nas águas. Cega de paixão, lançou-se ao fundo e se afogou. Mas a lua, que também é senhora das águas, compadeceu-se dela e a transformou em uma flor, chamada Vitória-Régia.
PARLENDAS
São brincadeiras com palavras que dão origem a versos infantis rimados, criados com as mais diferentes finalidades, dentre elas divertir e entreter as crianças. Além disso, permitem a construção da escrita espontânea à convencional.
PROVÉRBIOS
São sentenças de caráter prático e popular, expressas de forma sucinta. Conheça algumas delas:
- A justiça tarda, mas não falha.
- A pressa é inimiga da perfeição.
- A união faz a força.
- Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
- Águas passadas não movem moinhos.
- Antes tarde do que nunca.
- Antes só do que mal acompanhado.
- As aparências enganam.
- Cada cabeça uma sentença.
- Devagar se vai ao longe
Se cair do chão não passa.
SUPERSTIÇÕES
São crenças tradicionais para as quais não há explicação lógica. Elas se baseiam na convicção de que certos atos, palavras, números ou objetos, trazem males, benefícios, sorte ou azar. Algumas delas são:
Pé direito: devemos sair e entrar em qualquer lugar sempre com o pé direito, para evitar azar.
Borboleta: ver uma borboleta voar dar sorte para o dia.
Gato preto: Na idade média acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais, por isso, a tradição diz que cruzar com o gato preto é azar na certa.
Escada: nunca devemos passar debaixo de uma escada, é mau sinal na certa.
Vassoura: para dispensar uma visita chata. É só deixar uma vassoura de cabeça para baixo atrás da porta.
Estrela cadente: viu uma estrelacadente faça um pedido, porque é garantido que ele vai se realizar.
Orelha quente: se sua orelha esqueda esquentar de repente,é porque alguém está falando mal de você.
Espelho quebrado: quebrou um espelho? Então fique atento: serão sete anos de má sorte.
fonte: revista Projetos Escolares n° 15

16 comentários:

camila disse...

poxa gostei muito desse site me ajudou muito com pesquisas de meu irmao e muito interessante

LILLY disse...

adorei esse site me ajudou muito no meu trabalho além de ser interessante foi bm feito....

Anônimo disse...

nossa meu quebra galho de utima horra obg pela ajuda *--*

Anônimo disse...

vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllllllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

gente esse site me ajudou muito eu precisava fazer um trabalho que valia 25%da nota e eu tirei 10 esse site me ajudou muito obrigado

Anônimo disse...

gostei

do jeito que eu gosto tudo bem esplicadinho

Anônimo disse...

Vllw Aeew Poow Trabalho Da Escola e Minha Ekipe Tem Que Ganhar Vllw Vllw

Anônimo disse...

poxa!!! gostei me ajudou muito com o trabalho da escola

Yasmim disse...

Me ajudou no trabalho de escola, mais vc nao acha que se escrever um pouco menos colorido fica mais fácil de compreender? obrigadão pela ajudona.

Yasmim disse...

Valeu pela ajuda mesmo!!! Até que foi interessante fazer o trabalho.

Anônimo disse...

valeu mesmo, aposto que tiro nota 10 :D

vivian vitoria disse...

Amei me ajudou bastante no trabalho da escola..Vlw^^

Unknown disse...


Gostaria de agradecer pela ajuda...muitíssimo obrigado

Anônimo disse...

me ajudou com o trabalho de etica

Merces Araujo disse...

Que bom encontrei uma Paraibana nos blogs que pesquiso,Sou Paraibana mas atualmente resido em Barcelona RN,gostei muito do seu blog cheiro.

Unknown disse...

parabéns ´timas atividades ,,,, vou dar minha aula hoje tipo gincana .. valeu gente ....

OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE...DESIGN DO BLOG:Leonardo Araújo Guedes-Dom de Educar