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domingo, 31 de janeiro de 2010

Parceiros na Aprendizagem - Volta às aulas






Volta às aulas sempre nos leva a refletir sobre o novo ano letivo, e como será a relação professores-alunos-pais. A reunião de pais e professores se faz necessário nesse período, objetivando a parceria da creche/escola com a familia. Abaixo segue algumas publicações sobre o tema e sugestões de dinâmicas.


Juntas. desde o comecinho


Mátricula

  • Logo no primeiro contato, cabe ao diretor ou o coordenador pedagógico mostrar o espaço físico e a proposta pedagógica, ouvir dúvidas e responder com clareza.

  • Com a matrícula efetuada, o ideal é conhecer o percurso escolar do novo aluno, as preferências e gostos dele, dados sobre saúde, relacionamento em casa.

  • Na Educação Infantil, informar sobre os hábitos alimentares e a rotina, para facilitar a adaptação.

Reuniões


  • Comunicar logo no começo do ano o dia e o horário previstos para os encontros.

  • Na convocação citar os objetivos da reunião

  • Explicar que a escola ensina determinados conteúdos, como ela ensina e como a criança aprende

  • Informar sobre os projetos didáticos e perguntar como cada familia pode contribuir.


PARA OS PAIS: Atitudes que favorecem o sucesso dos filhos

  • Fale sempre bem da escola para criar em seu filho uma expectativa positiva em relação aos estudos.
  1. Abrace-o e deseje coisas boas a ele quando estiver de saída para a aula.

  2. Na volta procure saber como foi o dia dele, o que aprendeu e como se relacionou com todos.

  3. Conheça o professor e converse com ele sobre a criança e o trabalho dele na escola.

  4. Em caso de notas baixas, não espere ser chamado: vá a escola para saber o que está acontecendo.

  5. Mantenha uma relação de respeito, carinho e consideração com os professores.

  6. Quando seu filho estiver com problemas, compartilhe-os com a escola sem omitir fatos nem julgar atitudes.

PARA A ESCOLA/CRECHE: Atitudes para se relacionar bem com a familia


  1. Conheça a familia dos alunos e o entorno da escola. Assim todos se sentem mais integrados à escola.

  2. Aceite as diferentes formas de arranjos familiares. Não existe mais só familias tradicionais.

  3. Observe as atitudes e rotinas dos alunos, sem julgar nem interferir.

  4. Saiba quais são as reais necessidades das familias antes de planejar palestras, cursos ou atividades.

  5. Disponha canais de comunicação para ouvir os responsáveis e esteja aberto a críticas e sugestões.

  6. Oriente os funcionários da escola sobre a importância da participação dos pais na educação, para todos os receberem bem.

  7. Converse com os pais sobre as conquistas dos alunos e não só sobre as dificuldades.

  8. Mostre a rotina da escola e a importância de ela ser seguida para o sucesso na aprendizagem.







10 passos para se sair bem na reunião de pais

  1. Definir o roteiro com a direção : Para não perder o foco, vale organizar antecipadamente com a direção um roteiro que será dito às famílias "os pais têm direito de saber qual a linha pedagógica adotada". depois os pais são encaminhados para grupos diversos de acordo com o ano do filho.

  2. Preparar e enviar os convites: O convite enviado com pelo menos uma semana de antecedência deve conter; o aviso claro da reunião com dia, local, hora; os temas a serem tratados

  3. Cuidar do ambiente: O local do encontro deve ser preparado com cuidado para que todos se sintam esperados e acolhidos. Alguns professores costumam pedir às crianças para fazer desenhos e com eles decoram a sala onde será a reunião. Dar aos pais a oportunidade de identificar o trabalho do filho entre tantos outros é uma forma afetuosa de dar boas-vindas

  4. Garantir a participaçãoa tiva dos pais: Reserve um tempo para os pais fazerem perguntas e propostas. Questões especificas sobre uma criança, que não sejam do interesse geral, ficam para depois.

  5. Fazer um resumo do programa de sua disciplina e da metodologia a ser utilizada: Todos os professores devem se apresentar aos pais e expor seu programa.

  6. Falar das peridiocidade dos encontros: Se os pais sabem quando terão nova oportunidade de encontrar os professores, é criado um compromisso entre familia e escola. É importante mostrar que a aprendizagem só acontece se a escola, o aluno e a familia trabalharem juntos.

  7. Preparar uma dinâmica: Para descontrair os pais e fazer com que se sintam mais à vontade, uma dinâmica pode funcionar bem, escolha uma que facilite a integração, mas que não demore mais que 15 minutos.

  8. Mostre a escola: Em uma pequena excursão leve os pais para conhecer as salas, biblioteca, laboratório,banheiros etc. Conhecer o espaço onde a criança passa tantas horas do dia e perceber que é seguro e adequado ao ensino os deixa satisfeito.

  9. Apresentar os funcionários: Todas as pessoa que trabalham na escola devem ser apresentadas aos pais, além da devida apresentação, o professor deve explicar o que cada um faz, os horários da merenda, as normas, os cuidados com a higiene.

  10. Enfatizar a importância da presença dos pais nas atividades escolares dos filhos: Uma boa maneira de concluir o encontro é lembrar aos pais o papel deles na aprendizagem dos filhos. Essa participação se dá de modo simples: conversar sobre o que acontece na escola, incentivar a leitura, acompanhar o dever de casa, por exemplo. Nada garante que eles sairão completamente confiantes da reunião, mas se você conduzi-la bem, com firmeza e paciência, a ansiedade dará lugar aos espirito de cooperação.


DINÂMICAS PARA REUNIÃO DE PAIS


Bombons


  • Entregue uma bala para cada mãe, pai ou responsável e peçam que abram apenas com uma das mãos.

  • Você vai perceber que eles irão conseguir mas depois de um bom tempo e esforço.

  • Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que eles usaram para abrir é a professora e a outra mão, a familia. Se a professora fizer o trabalho todo sozinha irá conseguir educar a criança, mas demorará mais e será mais difícil, mas, se tiver a outra mão, a família, ficará mais fácil e eficiente.

Bexiga



  • Entregue uma bexiga para cada responsável e peça que encha-a pensando na criança que está representando.

  • Cada responsável jogará sua bexiga para cima sem deixar cair.

  • A professora escolhe um participante para ser seu ajudante, já que estará no meio dos responsáveis ajundando-os a não deixarem as bexigas cairem.

  • O ajudante deverá tocar nos outros participantes onde deverão sentar nos seus lugares deixando suas bexigas no ar.

  • No final ficará apenas a professora tentando deixar as bexigas no ar enquantos os pais permanecem sentados olhando. REFLEXÃO: Se a professora não tiver o apoio dos pais, ficará mais difícil realizar o trabalho sozinha. No inicio da dinãmica estava tudo organizado pois todos estavam participando. Oriente-os a participarem da educação dos filhos motivando-os a irem a escola, elogiar seus trabalhos, participar de reuniões etc.

Árvore da vida


  • Na sala expor um desenho do tronco da árvore e na raiz está escrito "ser feliz".

  • Pedir então que os pais escrevam uma mensagem para o filho.

  • Solicite que os pais dobrem o papel com a mensagem e coloque dentro da bexiga.

  • Encha o balão e monte a árvore.

  • Quando os alunos chegarem a sala de aula, a professora deve explorar o presente deixado pelos pais, pedindo que cada um escolha um bexiga, estoure-a e leia a mensagem.

Bola da diferença



  • Entregar para cada pai uma folha de revista, pedir que eles amassem a folha e entregue a professora.

  • Mas ao amassar e entregar um de cada vez, dizer uma coisa que não gosta no filho.

  • A professora vai pegando todas as folhas e formando uma só bola com elas.

  • Ao terminar de ouvir todos os pais a professora comenta que cada criança é diferente e que tem pelo menos uma coisa que os pais não gostam.

  • Imagina a professora que tem todos os alunos com suas diferenças, manias...por isso deve ter o apoio dos pais que são quem conhecem os filhos realmente.

Dinâmica da indiferença


  • Entregar uma folha de sulfite para cada pai e pedir que façam um desenho e pintem, coloque uma música de fundo suave.

  • Após desenharem e pintarem, irem entregando a professora.

  • A professora pega o desenho,não olha, nem comenta, rasga e joga no lixo.

  • Questiona com os pais o que eles sentiram ao ter sua folha rasgada e jogada no lixo, espere que eles falem, então a professora coloca que é o mesmo sentimento que o aluno sente quando chega em casa da escola, contente para contarem como foi o dia ou mostrarem uma atividade desenvolvida na sala e os pais deixam para ver ou ouvir depois.

Dinâmica do peixe


  • Faça um desenho de um aquário e fixe-o na lousa, coloque a música peixe vivo para os pais ouvirem.

  • Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhe um peixinho ou façam um dobradura, como desejarem.

  • Disponibilize material como lápis, giz de cera, tesoura etc.

  • Peça que ao terminarem recorte seu peixe e fixem-o no aquário.

  • Após todos terem fixado peçam que eles observem o que realizaram e comentem o que entederam da atividade.

  • Conduza a conversa para o lado da ética, do respeito as diferenças individuais.

  • Pergunte:

  • Todos os peixes são iguais?

  • Por que são diferentes? (porque somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades, conhecimentos diferentes)

  • Todos os peixinhos estão indo para o mesmo lado? ( temos objetivos, metas e sonhos diferentes)

  • Tranferindo para a vida escolar: O que é o aquário? Quem são os peixinhos? Como convivemos sabendo lidar com essas diferenças em casa e na escola?


Lembrete: Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles tem alguma sugestão para melhorar a escola, agradeça ainda a participação e se possível não os deixe sair sem uma lembrança do encontro.







fonte: Revista Nova Escola, jul/06
www.novaescola.org.br




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