Pages

Subscribe:

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Corpo, Órgãos dos sentidos e Higiene


PROJETO CORPO

  • Utilizar o espelho para identificar as partes do corpo.
  • O professor deverá mostrar na crianças as partes do seu corpo e levá-la a movimentá-las
  • Reconhecer e movimentar as partes do corpo quando indicadas pelo professor>cabeça,ombro,braço,mão etc.(ex:olha amão do Serginho, vamos dar adeus, vamos bater palmas)
  • Pedir as crianças para identificarem em desenhos ou gravuras de revistas as partes do corpo










BRINCAR DE ALEGRIA/TRISTEZA

  • Fazer uma rodinha com as crianças assentadas no chão
  • o professor fará para os alunos cara de alegria e tristeza para que eles o imitem
  • Confeccionar fantoches de bichinhos com carinhas de alegria e tristeza
  • Pedir que as crianças identifiquem as carinhas alegres e tristes de diversos animais
  • Utilizar palitos de picolé para colar as carinhas



PROJETO SENTIDOS

  • Desenvolver os sentidos
  • Estimular a coordenação motora
  • Desenvolver a linguagem oral
  • Desenvolver a percepção




OS OLHOS (VISÃO) MÚSICA MARCHA SOLDADO

FECHO PARA DORMIR
ABRO PARA ACORDAR
VEJO TUDO COM MEUS OLHOS
SÓPRECISO OLHAR!



OUVIDINHO (AUDIÇÃO) MÚSICA TEREZINHA DE JESUS

QUERO OUVIR UMA MÚSICA
BEM BONITA E ALEGRE
COM O OUVIDO EU ESCUTO
O BARULHO DESTE MUNDO






MINHA BOQUINHA (PALADAR) TEREZINHA DE JESUS

DOIS OLHOS, DUAS ORELHAS
E A BOCA NÃO TEM PAR
É PRA VOCÊ FICAR SABENDO
VER, OUVIR E FALAR




NARIZINHO (OLFATO) FRERE JACQUES

QUE CHEIRINHO (BIS)
COMO É BOM (BIS)
COM O NARIZINHO( BIS)
VOU CHEIRAR (BIS)




MÃOZINHAS (TAT0) FRERE JACQUES
TUAS MÃOZINHAS (BIS)
QUE SABEM FAZER (BIS)
PEGAR, APALPAR, PINTAR, DESENHAR
E AINDA ESCREVER (BIS)
SUGESTÕES:
  • Colocar as crianças em círculo e distribuir com elas pedrinhas de gelo
  • Elas vão brincar com as pedrinhas sentindo a sua temperatura
  • Conversar com as crianças sobre as sensações que tiveram
  • Relacionar a sensação com objetos ou alimentos (picolé, refrigerante)
  • Fazer a brincadeira da batata quente
  • Após a brincadeira comentar tipos de alimentos quentes: chá, leite, café, sopa, etc.



HORA DA HIGIENE
  • Ensinar os alunos a pentear os cabelos
  • Ensinar a escovar os dentes em frente ao espelho
  • Vestir-se e despir-se ( vamos vestir a camiseta; colocar a meia;)
  • Brincado de banho (verbalizar as partes do corpo na hora da higiene de mentirinha; lavar o rosto; lavar as mãos;lavar os pés; as orelhas;o rosto;os joelhos etc)
  • Mural amigos da higiene ( utilizar gravuras de revistas com pessoas utilizando os hábitos de higiene; recortar e colar produtos de higiene no mural)













fonte: O Dia-a-Dia do Professor e coleção Tic-Tac


Um comentário:

Lili Peron disse...

Ammmeeeeeeeeei seu blog!!!! Já estou te seguindo e repassando seus posts (com crédito) para os colegas do meu...
Mais Sucesso ainda para vc!!!!!
Lili Peron

OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE...DESIGN DO BLOG:Leonardo Araújo Guedes-Dom de Educar