Pages

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Planos de Aula

PLANEJAMENTO JÁ!!!

O planejamento é considerada a etapa mais importante dentro do projeto pedagógico, sendo dificil assim imaginar um professor que entre em uma sala para dar aula sem planejar conteúdos, objetivos, metodologia, e avaliação.

Para planejar é necessário que o educador:

  • pesquise sempre
  • seja criativo na elaboração da aula
  • estabeleça prioridades e limites
  • esteja aberto para acolher o aluno e sua realidade
  • seja flexível para replanejar

Levando em conta:

  • as caracteristicas e necessidades de aprendizagem dos alunos
  • os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico
  • os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino

Definindo assim:

  • o que vai ensinar
  • como vai ensinar
  • quando vai ensinar
  • o que, como e quando avaliar

Planejando Sempre (Paulo R. Padilha)

Versão da música: Tocando Em Frente (Almir Sater e Renato Teixeira)

Ando a planejar

Porque já errei a bessa

Busco mais juízo

Porque improvisei demais

Hoje me sinto com sorte

Aprendiz quem sabe

Só levo a certeza

De que eu pouco planejei

E eu já mudei.

Projetar os passos

O amanhã

Construir a escola

Que é cidadã

É preciso chão

Pra poder sonhar

É preciso mãos

Pra poder unir

É preciso luta

Pra conseguir.

Penso que mudar a escola

É semear sementes

Encontrar pessoas

Convivendo sempre

Como o mestre Paulo Freire

Educando a cidade

Eu vou com autonomia

E com liberdade eu vou

Cidade eu sou.

Projetar os passos

O amanhã

Construir a escola

Que é cidadã

É preciso chão

Pra poder sonhar

É preciso mãos

Pra poder unir

É preciso luta

Pra conseguir.

Sequência didática

Horta

Ano: Creche

Objetivos
  • criar uma horta e cuidar dela
  • observar o desenvolvimento de um ser vivo
  • valorizar o meio ambiente

Material: terra, casca de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico tranparente, fita adesiva e palito de churrasco.

Desenvolvimento: Antes de começar, verifique a melhor época para plantar as espécies escolhidas. Além das verduras, raízes como cenoura despertam curiosidade dos pequenos; eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.

  1. Pergunte quem conhece uma horta. para que serve? Conte que os vegetais são seres vivos, por isso precisam de cuidados, como sol e água.
  2. Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas. Leve as crianças para o refeitório e mostre alguns vegetais. Alerte para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.
  3. Aqui a horta começa realmente. Faça uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta que ela vai cuidar. Proteja o papel com um plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma. Num canto ensolarado proponha as crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou sementes, aperte a terra em volta e molhá-la. Fotografe essa etapa.
  4. A horta precisa de cuidados diários: água fora do horário de sol a pino e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada e outra coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar.
  5. Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.
  6. Hora da colheita. Na cozinha as criançaspodem lavar as plantas.

Produto Final: Horta

Avaliação: Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta.

Fontes pesquisadas: Revista Nova Escola/maio 08/dez 03

Nenhum comentário:

OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE...DESIGN DO BLOG:Leonardo Araújo Guedes-Dom de Educar