Pages

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dia Nacional das Apaes

Reporter PB


Deputado Ruy Carneiro registra dia nacional das Apaes

Nesta terça-feira (11) é celebrado o dia nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A data foi lembrada, na Câmara Federal em Brasília, pelo deputado paraibano Ruy Carneiro (PSDB). Ele destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas Apaes em todos os estados do Brasil e ressaltou a dedicação dos pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras públicas e privadas para promover e defender os direitos de cidadania e a inclusão social dos brasileiros com deficiência.

A primeira Apae na Paraíba foi fundada em 23 de março de 1957 em João Pessoa. No Orçamento Geral da União (OGU) 2013, o deputado federal destinou emenda individual no valor de R$150 mil.

“A data é de celebração, mas também é preciso fazer uma reflexão sobre a ajuda e a participação da sociedade e da classe política como pilares de apoio a essas instituições. Quero dedicar meu esforço, minha voz e o meu mandato parlamentar, em apoio aos direitos das pessoas com deficiência”, disse Ruy que recebeu, em Brasília, no início do mês a delegação paraibana que participou da 3ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O dia 11 de dezembro de 1954, data de fundação da primeira Apae do Brasil, foi consagrado como o Dia Nacional das Apaes, instituído pela lei nº 10.242, de 19 de junho de 2001 de autoria do Presidente da Federação Nacional das Apaes, Eduardo Barbosa.

Com 58 anos de existência, a instituição forma uma rede que reúne a Federação Nacional das Apaes, 23 Federações das Apaes nos estados e 2.033 entidades, em todo o país.

O mês de dezembro é marcado por outras datas que celebram e criam oportunidades de conscientização da sociedade para a luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. No dia 3 de dezembro, por exemplo, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e, o dia 5, é o Dia da Acessibilidade e, também, o Dia Internacional do Voluntário, membro essencial no trabalho das organizações do terceiro setor.


Nenhum comentário:

OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE...DESIGN DO BLOG:Leonardo Araújo Guedes-Dom de Educar