Pages

Subscribe:

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sugestão de atividades

No livro "Minha Escola Recebeu Alunos Para a Inclusão. Que Faço Agora?", Peçanha diz que: ...Bachelard alerta-nos para aqueles momentos em que queremos encontrar receitas prontas, modelos previamente testados e com total garantia de serem aplicados e, ainda , que garantam resultados positivos. Isso, logicamente, em se tratando de educação inclusiva está longe de acontecer, afinal, é a diferença a base dessa nossa ação". (Peçanha, 2011 p.34).
Eu acrescentaria que na educação como um todo, não existe receita pronta, mas existem sugestões que deram certo. Assim disponibilizo algumas abaixo.


Atividade raciocínio lógico-matemático

Jogo da Adição

Objetivo: relacionar quantidade de objetos concretos aos numerais
Materiais: prancha de papelão; tesoura;plástico; adesivo transparente; plástico adesivo colorido, fita adesiva colorida; fichas com números; cola de silicone; garrafa pet e tampinhas; velcro.

Como fazer: forrar a prancha de papelão; colar os fundos de garrafa pet; fixar os pedaços de velcro onde serão fixados os números móveis; os números são feitos de cartolina e coberto com papel contact e velcro.

Como aplicar: a professora deve dividir a turma em grupos. Cada grupo deverá receber uma prancha ( como os números são móveis pode ser explorado diversas operações). Em seguida, a professora lançará o desafio matemático e cada grupo deverá achar a solução utilizando o material concreto (tampinhas de garrafa).























Atividade de Linguagem

Seu Lobato Tinha Um Sítio

Objetivo: Linguagem oral e ritmo
Materiais: papel colorido; tesoura
Como fazer: montar dobraduras dos animais que aparecem na música
Como aplicar: A professora deverá apresentar a música  a turma, explorando os animais que nela aparece. Depois de conhecê-los, cada aluno ficará responsável por um animal, sendo necessário fazer a construção de sua dobradura. após confeccionados, em roda, a professora inicia a música e cada aluno deverá levantar a sua dobradura, quando for a vez de citar o seu animal, e nesse momento apenas ele cantará.























Atividade de Alfabetização

Prancha das Frutas

Objetivo: trabalhar leitura e escrita, relacionando-os sempre às imagens, contribuindo para uma melhor compreensão das palavras
Materiais: papelão; papel ofício; imagens e o nome das imagens cortadas em retângulos no papel; imã e fita adesiva colorida.
Como fazer: forrar o papelão com papel contact. dividir em 4 colunas por 5 linhas com fita adesiva colorida.
Como aplicar: A professora pode diversificar tanto as imagens como as escritas, a partir de temas trabalhados e do contexto do aluno. As imagens ficam afixadas na prancha, o aluno deverá identificar entre as fichas das escritas o nome que corresponde ao da imagem e colocar no lugar correto.























Atividade Temática
Mural de Direitos e Deveres

Objetivo: Que os alunos tenham conhecimento dos seus direitos e deveres

Materiais: Papel metro; imagens impressas e coloridas, cola; hidrocor; lápis de cor; tesoura e folhas de ofício
Como fazer: O papel metro deve ser colocado em uma parede e cada aluno se dirige até o mural e cola sua ficha
Como aplicar: A partir dos conhecimentos previamente trabalhados em sala, a professora e os alunos irão listar os direitos e deveres de uma criança, escrevendo em um mural, separando uma coluna para os direitos e uma para os deveres. Após o levantamento, serão disponibilizadas fichas que ilustram os direitos e deveres. Cada aluno deverá escolher um e colar no mural no lugar correto. Depois da aplicação no mural, que deverá ser exposto na sala de aula, a criança deverá ilustrar o desenho em folha de ofício.























Jogos
Cata Bolas
Objetivo: trabalhar a socialização e coordenação motora

Materiais: embalagem plástica de amaciante; tesoura; jornal; papel contact; fita crepe;

Como fazer: recortar a parte de cima da embalagem e forrar com papel contact, fazer bolas de jornal amassado e reforçado com fita crepe

Como aplicar: essa atividade dese ser conduzida em um ambiente aberto e espaçoso. A professora deverá dividir a turma em duplas, um será o arremessador, que vai lançar a bola de jornal, e o outro vai tentar pegar as bolas com a embalagem. Em caso de cadeirante, a embalagem de pegar as bolas pode ser encaixada na cadeira de rodas ou entre as pernas, sendo necessário ajuda de um colega, para conduzir a cadeira de rodas até a bola.

Linguagem


Brincadeira com Sílabas

Objetivos: Montar as palavras de acordo com as figuras geométricas.

Desenvolvimento: Montar palavras e nomes de acordo com a forma geométrica proposta pelo professor

Possibilidade de exploração: Coordenação motora; ampliação de vocabulário; reconhecimento de sílabas e cores; sequência e criatividade

Sugestões de palavras: Boneca, dado, macaco, fogo, salada, jacaré, sapo, mapa, tomate...
Modelos de figuras: 8 círculos, 8 quadrados e 8 triângulos
















Coordenação Motora

Barquinho Letrado

Material: barquinho confeccionado pelo aluno com ajuda do professor de papel

Desenvolvimento: Todos os alunos em círculo. Um aluno com o barquinho confeccionado inicia a brincadeira dizendo: Lá vai o barquinho com a letra B. A criança que recebe o barquinho fala uma palavra que inicia com a letra B. Os alunos não podem repetir palavras faladas. Todos devem participar da brincadeira.

Proposta de atividade: Pode-se utilizar jornal, papel dobradura, papelão...
Após a brincadeira, pode-se sugerir que os alunos escrevam as palavras. O aluno com dificuldade motora pode levar as letras ou sílabas móveis já impressas, para que outro aluno com necessidades educativas especiais possa “escrevê-las” montando.

Possibilidades de exploração: Atenção auditiva, aumento no vocabulário, noção de tempo e de espaço, coordenação motora, criatividade e socialização




Atividade de Alfabetização

Os Três Porquinhos

Objetivo: Estimular o desenvolvimento do processo de leitura e escrita

Sugestão de uso: Usar o material de forma coletiva ou replicar e distribuir individualmente aos alunos

Como aplicar: Inicia-se a atividade com a contação de história, de forma lúdica( através de fantoches ou livro ampliado). Ao finalizar a história, explorar com os alunos o vocabulário, personagem, ambiente, ideia central e aplicar a atividade





fonte pesquisada: Revista Mundo da Inclusão Nº 1, 2, 30
www.ediminuano.com.br

Nenhum comentário:

OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE...DESIGN DO BLOG:Leonardo Araújo Guedes-Dom de Educar